terça-feira, 23 de novembro de 2010

Evolução do Tango


Evolução do tango

De 1880 até os começos do século de XX, os tangos surgiram de solistas improvisados. Os músicos, na sua grande maioria, de classe trabalhadora, só souberam de cor alguns pedaços e para não enfadar o público, repetiam o seu repertório de lugar em lugar: festas familiares, casas de dança, prostíbulos e cafés. Os tangos fundamentalmente eram de carácter instrumental.
O Guardia denominado por “Vieja” ocorreu de 1900 até 1920. Músicos excelentes, compositores e os directores de orquestra surgiram: Anjo Villoldo, Rosendo Mendizábal, Eduardo Arolas "o Tigre do Bandoneón", Vicente Greco e Juan Maglio "Pacho."

Depois da época de transição estava aberto o caminho para um período famoso: Guardia Nueva que vai de 1920 a 1940, de grande importância para o tango como para a criação musical e poética , interpretação e execução. Foi caracterizado por dar ao tango novas afectações que determinaram as primeiras diferenças estilísticas com a corrente tradicional. Com estes músicos, já profissionais, de grande capacidade e qualidade, a música tornou-se mais refinada e elaborada. Os evolucionistas impeliram uma bússola muito mais firme, eles deram ao arranjo um papel de protagonismo e encorajaram o aparecimento de solistas virtuosos com formação musical sólida. Salientam-se: De Caro, Troilo, Pugliese, Maderna, Tanturi, Caló, Basso, Rotundo, Gobbi (h), Francini-Pontier, Fresedo e D´Agostino.
Com Julio De Caro o tango deixou de ser escrito em 2 por 4 e começou a ser escrito em 4 por 8. A dança ficou mais lenta, era quase caminhada, sendo adaptado ao seu ritmo melódico. Iniciou-se a "Escola de Decareana consistente" "embelezando a melodia" por meio do acompanhamento harmonizado do piano, as variações do bandoneones, do violino que tricota melodias de contraste agradável com o tópico central, e, só de piano e bandoneones, expressou com uma riqueza artística e sã até então desconhecido. Osvaldo Fresedo, "O Pibe do Paterno ", pertence a outro evolucionista escolar, uma corrente "conservadora" sentou em esboços instrumentais do Guardia Vieja. Influenciado pelo jazz, este bandoneonista introduziu instrumentos novos na orquestra: harpa e bateria.

As diferenças entre o milonga e o tango variam como é considerado a milonga velha ou a moderna, musicalmente falando. A milonga primitiva possui uma diferença melódica com o tango que o tornou perfeitamente distinguivel: os tango-milonga. As milongas novas são tangos mais rápidos e em dois por quatro. Então a milonga surge com um ritmo mais zandunguera, menos sério, mais movido. No término do século de XIX a música de milonga que levava à dança de par abraçado, também era acompanhada de contraponto e canção Crioula. Isto significa que em 1880, o tocador legendário tinha-se tornado milonguero, embora continuasse a ser o trovador que tinha mudado o conteúdo de suas canções.

Grupo : Maryalua , Carol , Andressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário