quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Colômbia


Colômbia

Museu Botero em Bogotá 

  Uma grande diversidade cultural habitou o território da Colômbia antes da chegada dos espanhóis. Algumas muito avançadas e sofisticadas como as que produziram a estátuas de San Agustín no Huila, as tumbas de Tierradentro no Cauca, ou a “Cidade Perdida” na Serra Nevada de Santa Marta.
Com a conquista e a colônia chegaram os brancos europeus da Espanha, que por sua vez trouxeram escravos da África. É por isso que a Colômbia é um país multiétnico e pluricultural, onde cada região possui traços próprios que a distinguem de suas vizinhas.
Assim, pode-se falar de uma cultura andina, na que se sente com maior força o ancestral europeu; de uma cultura Caribe, de heranças indígenas e africanas; de uma cultura Pacífica, de raiz africana, e da cultura da Orinoquia e Amazônia, essencialmente indígena.
Esta complexa mestiçagem encontra sua expressão não só nas tradições, artesanatos e gastronomia colombianas, mas também em suas artes desde a arquitetura, a pintura e a escultura até a literatura, o cinema e a fotografia, passando pela música, a dança e o teatro.
A Colômbia é o lar de mais de 87 povos indígenas que usam 64 línguas nativas pertencentes a 22 famílias lingüísticas. Também é a casa de vários milhões de afrocolombianos, de mais de trinta milhões de mestiços, de doze mil ciganos e de núcleos de imigrantes nas diferentes regiões.


Colômbia: O país de criadores e de festas


Feira das Flores em Medellín
Os artesanatos típicos são apreciados no mundo inteiro: a mochila arhuaca da Serra Nevada de Santa Marta, o chapéu “vueltiao” das planícies cordobesas, a rede de San Jacinto em Bolívar, os objetos de verniz de Pasto em Nariño, a cerâmica de Ráquira em Boyacá, são alguns exemplos de criações populares que competem em beleza com as obras de arte chamada cultas.
A música colombiana possui uma enorme variedade. A da região andina, de herança hispânica, apoia-se nos timbres da viola, do tiple e da bandola. Porém no sul do país se enriquece com as flautas e os tambores das chirimías.
Em todas as regiões, a alegria do povo colombiano se revela em suas festas, feiras, carnavais e festivais culturais.
Na costa Caribe há décadas o vallenato se impôs sobre ritmos mais ancestrais como a cumbia e o bullerengue. E em Santa Marta, Barranquilla e Cartagena ganham força a champeta e o reggaetón.
A música afro da região pacífica, com seus currulaos e alabaos, têm sua força nos tambores e na marimba, com um acento melancólico de origem indígena. Os grupos indígenas da Amazônia contam com as flautas yuruparí e os tambores maguarés, ambos sagrados.
Entre suas festas e eventos destacam-se:
  • O carnaval de Negros e Brancos em Pasto, no começo de cada ano;
  • A Feira de Manizales em janeiro;
  • O carnaval de Barranquilla em fevereiro;
  • O Festival Internacional de Teatro de Bogotá que, a cada dois anos, coincide com a Semana Santa;
  • O Festival da Lenda Vallenata em Valledupar, no final de abril;
  • Em junho o Festival Folclórico Colombiano em Ibagué e o Reinado Nacional do Bambuco em Neiva;
  • Em agosto a Feira das Flores em Medellín;
  • Em novembro as Quadrilhas de San Martín no Meta;
  • As festas de 11 de novembro em Cartagena;
  • E a Feira de Cali no final do ano.

Colômbia: Culta e cosmopolita


Festival Internacional de Cinema de Cartagena
Os colombianos amam as coisas boas da vida e em suas cidades se manifestam uma cultura dinâmica, de acordo com as tendências internacionais. A mostra disso são o Festival de Cinema e o “Hay Festival” de Cartagena, o Festival de Teatro de Manizales, a Feira do Livro e o Festival de Jazz de Bogotá, o Festival Internacional de Poesia de Medellín. Suas capitais estão nos circuitos dos melhores DJ do mundo. Os museus apresentam significativas coleções de arte universal, os eventos de moda têm excelente reputação a nível mundial e se multiplicam os alegres lugares noturnos e os elegantes restaurantes.
Bogotá, Cartagena, Medellín e Cali se modernizaram para oferecer cultura e diversão a seus habitantes e aos turistas.
A excelência acadêmica dos colégios e universidades e a presença de hospitais com equipes de alta tecnologia, atendidos por especialistas de nível internacional, atraem cada vez mais visitantes estrangeiros. A infra-estrutura física das grandes cidades foi modernizada com eficientes sistemas de transporte massivo, amplas avenidas e grandes parques que constituem um pulmão natural para o proveito de todos.
Bogotá se converteu num atraente destino turístico. É uma cidade moderna que oferece uma excelente qualidade de vida. Medellín é epicentro da produção e desenho de têxteis, ponto de referência da moda; é reconhecida pela amabilidade de sua gente e pela beleza de suas mulheres. Para o sul se encontra Cali, alegre e salseira. Suas mulheres competem em encanto e beleza com as de Medellín.

Por: Ana Paula .

Nenhum comentário:

Postar um comentário