domingo, 19 de setembro de 2010

República Dominicana



-A ilha de Espanhola, que inclui actualmente a Republica Dominicana, foi a primeira, do Novo Mundo, a ser colonizada pelos espanhóis .Estes trouxeram consigo diversas doenças desconhecidas dos povos indígenas que, juntamente com a exploração a que estes foram submetidos, dizimaram a população nativa. Para os substituir, os colonizadores começaram a importar escravos. A cultura da Republica Dominicana tem, então, raízes europeias,africanas e americanas.Muitos dominicanos preferem, contudo, considerar-se, culturalmente, europeus.
Ainda que os Dominicanos se vejam a si mesmos como uma única família, existem diferenças em termos de classe e educação que os separam em grupos diversos. A diferença entre os ricos e os pobres é grande, sendo os últimos, essencialmente fazendeiros de poucos recursos e habitantes dos "barrios". A cultura metropolitana, acessível para as classes altas e para uma classe média cada vez mais reduzida, devido à conjuntura econômica, é comparável à dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental ou mesmo dos Estados Unidos da América.Esta não é,contudo,de forma alguma partilhada com a população de baixos recursos econômicos que têm carências de ordem varia: eletricidade,água potável, infraestruturas sanitárias não chegam a grande parte da população.
Alguns dos traços partilhados por todos os grupos sociais são a forma particular de estabelecer relações sociais,o catolicismo com fortes tradições populares e a música popular.

-Os Dominicanos são geralmente referidos como mestres da arte da comunicação indireta e dos subentendidos.Frases como "no hay problema" e "es usted que sabe" são frequentes e indicam, muitas vezes, uma atitude de desacordo.Na circunscrita sociedade que é a "Família Dominicana" são valorizadas atitudes que não levem ao embaraço ou atos que sejam interpretados como malícia.Em termos ideais, cada um quer estabelecer laços de confiança com o máximo de pessoas possível.O conhecimento pessoal torna-se mais importante que qualquer lei ou padrão absoluto de conduta.
Por isso, torna-se importante que se seja aberto, franco e amistoso.Os estrangeiros ficam muitas vezes surpreendidos com a hospitalidade da população rural que oferece facilmente comida ou café, ou como a população mais abastada se mistura nos espaços públicos.A extroversão e a capacidade de falar com quem quer que seja é valorizada, assim como é bem visto perguntar pela saúde de alguém da família, mesmo que não se conheça ninguém. As zonas urbanas têm um modo de vida bem diferente.

-O catolicismo com características populares é a religião predominante. Ainda que nem todos sejam católicos praticantes, quase todos se consideram católicos de nascença, a não ser que se tenham convertido ao cristianismo evangélico. Este movimento religioso tem alguma influência em determinadas áreas, particularmente a oriente, na capital e em Samana.
Além das crenças convencionais da Igreja Católica Romana, os católicos Dominicanos têm uma especial predileção pelo culto dos santos, bem como das Virgens nacionais,Altagracia e Mercedes, que são assumidas como símbolos da identidade Dominicana, quase tanto ou mais que a bandeira.

Camila dos Santos Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário