quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Esporte Em Cuba

Apesar de Cuba ser um país pequeno, Cuba sempre manteve um bom nível na organização dos esportes e, hoje, atravessa um período especial, tendo alcançado bons lugares nas duas últimas Olimpíadas. Esse grande destaque do esporte cubano, pode ser explicado pelo apoio dado pelo Estado, já que, apesar de Cuba não ser um país do 1.o Mundo, hoje representa uma grande potência no esporte, exatamente pelo esporte não estar ligado às riquezas de um país, e sim, ao nível de educação e ao nível técnico desse país.
Em Cuba o esporte sempre foi chamado de político, já que, muitos atletas utilizam-se do esporte para se opor ao socialismo, porém, o que existe, de fato, é uma política preocupada em desenvolver o esporte. O esporte é desenvolvido em Cuba com o apoio do povo e do governo.

Os grandes destaques de Cuba no esporte são: o boxe, primeiro esporte do país, vôlei e beisebol. E existem inúmeros ídolos do esporte cubano, tais quais Félix Simon, e Teófilo Stevenson representando o boxe.

Hoje o 30% da população cubana tem um nível ótimo de eficiência física, como resultado da extensão desta prática a todo o país. Neste sentido, um papel muito importante lhe correspondeu ao estabelecimento da Educação Física como matéria dentro do Sistema Nacional de Educação, do qual se beneficiam 300 000 estudantes que se encontram matriculados nas áreas desportivas escolares em 29 modalidades desportivas.


O ensino do esporte inclui ademais aos centros de Educação Especial, onde são atendidos 56 000 estudantes, para quem se aplicam programas de educação física específicos.

Em todo o país se despregou uma estratégia de desenvolvimento da cultura física e a saúde na comunidade com 270 Ginásios e Áreas Terapêuticas, que atendem aos estudantes que por problemas de saúde não se podem incorporar ao ensino curricular e para os quais existem 28 programas nos 169 municípios do país.

Como parte desta estratégia de desenvolvimento, atende ademais a nível comunitário os programas de promoção e prevenção de saúde, que incluem aos avôs, as gestantes, os lactentes, os grupos de Ginástica Aeróbia na Comunidade e a Ginástica Básica para a mulher.

Esta ampla cobertura de ensino desportivo tem como sustento fundamental a existência de 30 000 professores especializados em educação física. Falamos hoje de um professor por 348 habitantes, contra 1 por 10 mil existentes em 1959.

Formação de Desportistas de Alto Rendimento


A participação em massa da população propiciou um importante desenvolvimento do esporte de alto rendimento e fez possível que na atualidade Cuba conte com 23 000 desportistas dessa categoria.

Um importante papel na formação dos desportistas de alto rendimento lhe correspondeu à criação de centros especializados na formação de atletas, entre os que se contam:

17 Escolas de Iniciação Desportiva Escolar (EIDE), com uma matrícula de 12 047 estudantes

14 Escolas Superiores de Aperfeiçoamento Atlético (ESPA), com uma matrícula de 7 400 estudantes

87 Academias Desportivas Estaduais, com 4700 estudantes

3 Centros de Alto Rendimento, que agrupam unidades de alto rendimento, e que têm uma matrícula aproximada de 2 200 estudantes.


Paulo Roberto.

Um comentário: